Phrònesis

Grupo de estudo em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade


Projetos de Pesquisa

Título: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM NATAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA SUSTENTABILIDADE

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisador: Maria Júlia Gonçalves de Araújo

Resumo: O objetivo do projeto é analisar o gerenciamento de Resíduos da Construção Civil em Natal/RN, identificando as lacunas existentes em seu fluxo desde uma perspectiva do direito ambiental brasileiro e da sustentabilidade.



Título: A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS E OS LIMITES DE SUA APLICABILIDADE NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA MODERNA

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisador: Alesi Costa Lima Leal

Resumo: Segundo Hans Jonas (2006), a visão objetivista, tecnicista e utilitarista que a modernidade trouxe da ciência e da tecnologia preconizou grandes mudanças sociais, políticas e econômicas, transformando a compreensão da realidade e, principalmente, o modo de agir em sociedade. Considerando que os avanços científicos e tecnológicos pudessem ser tratados fora do âmbito social, ou seja, de forma neutra, foram produzidas consequências nefastas na sociedade, com efeitos destrutivos não só à vida humana, mas também à sustentabilidade planetária. Trata-se de um amplo dilema ético que, de acordo com Jonas, revela ao homem a necessidade de repensar as bases valorativas de seu desenvolvimento para compensar suas ações frente às gerações presentes e futuras. Por isso, ele formulou a Ética da Responsabilidade, uma proposta de ética nascida das consequências desastrosas de uma civilização tecnológica, baseado na valoração do ser, na preservação da vida e nas necessidades de estimar riscos e estabelecer prognóstico (JONAS, 2006). Portanto, o presente estudo propõe a responsabilidade como um princípio ético que contribui para resgatar valores que parecem suprir a eminente necessidade de se repensar as bases do modelo de crescimento econômico que, em seu atual estágio, sonega a qualidade ambiental e o próprio desenvolvimento humano em suas aspirações sociais, centralizando-se na linearidade do consumo excessivo, esgotando os recursos naturais e gerando resíduos indiscriminadamente.



Título: PRIVACIDADE E VIGILÂNCIA NA ERA DA CIBERCULTURA

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisador: Diego Silveira Sousa

Resumo: Com os avanços tecnológicos na área de informação e telecomunicações, novas formas de interação social e comunicação surgiram. Contudo, alguns problemas também como a violação da privacidade dos usuários e a cultura da vigilância. O presente projeto parte dos conceitos de Cibercultura, Ciberdemocracia, Inteligência Coletiva de Pierre Levy. E faz-se uma crítica aos resultados sociais dessa cibercultura, utilizando as ideias de David Lyon sobre a cultura de vigilância e as ideias de uma modernidade líquida com uma vigilância em novos patamares, conceitos de Zygmunt Bauman. Então, o projeto pretende problematizar os temas da privacidade e vigilância no contexto das telecomunicações contemporâneas.



Título: A FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER E A POESIA DE MANOEL DE BARROS: UM OLHAR SOB OS LIMITES DA TECNOLOGIA MODERNA DESDE AS CATEGORIAS DO ÚTIL E DO INÚTIL

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisador: Maria Renata de Castro Sulino

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar e aprofundar a relação entre a questão do pensamento em Martin Heidegger e a poesia das coisas ínfimas em Manoel de Barros, explicitando os limites da tecnologia moderna desde as categorias do útil e do inútil. Assim, a principal problemática desta pesquisa encontra a sua essência no seguinte questionamento: considerando o significado de tecnologia moderna, de que modo é possível o pensamento repousar essencialmente no caráter inútil das coisas?.



Título: PARA ONDE SOPRAM OS VENTOS? IMPACTOS E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS PARQUES EÓLICOS NO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA/RN.

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisador: João Modesto de Medeiros Júnior

Resumo: A demanda por grandes fontes energética tornou-se mais evidente e premente a partir dos séculos XVIII e XIX, com a Revolução Industrial e a produção em larga escala. Devido aos impactos ambientais negativos causado pelo uso de combustíveis fósseis surge como alternativa energética a proveniente da força dos ventos, sendo esta uma matriz viável para ser extraída com impactos socioambientais em menor escala, durante a implantação e operação. Deste modo, a presente dissertação possui como objetivo analisar a implementação dos parques eólicos no estado do RN, considerando o caso específico de Queimadas do município de João Câmara, sua vulnerabilidade socioambiental e prováveis alternativas de minimização dos impactos negativos evidenciados, com base no modelo participativo de gestão de políticas públicas. Nossa pretensão é fomentar a reflexão crítica sobre os aspectos políticos, econômicos e sociais que levaram ao uso desta energia, além dos aspectos ambientais. Quanto a metodologia, este trabalho utilizou da revisão bibliografia, especialmente àquelas relacionadas aos estudos de Ciências, Tecnologia e Sociedade, de autores como Winner e Latour que já realizam estudos quanto aos impactos que tecnologia causa a sociedade moderna, além do uso entrevistas semiestruturadas com os atores sociais que estão diretamente relacionados ao parque eólico, ou seja, um estudo de caso. Por fim, mesmo considerando todo o seu potencial benéfico dos parques eólicos para o meio ambiente e para a sociedade, ainda há vários aspectos que devem ser melhor averiguados, pois ainda que possua vantagem perante outras fontes energéticas, pode-se concluir que ademais dos fatores ambientais, fatores políticos, sociais e econômicos também pautam as direções que "sopram os ventos" da energia eólica dentro da sociedade, além disso, mesmo com as entrevistas em fase de finalização, de posse das que já foram realizadas com a comunidade supracitada, também conclui-se que o simples fato de que a energia eólica seja considerada limpa e renovável e que, por conseguinte, os parques eólicos instalados obedecem a padrões de políticas cientificas e tecnológicas consideradas a priori sustentáveis, isso, por si só, não é garantia da redução de impactos negativos e da vulnerabilidade socioambiental que afetam os grupos sociais onde esta tecnologia é instalada, logo, não garante a sustentabilidade social das áreas de entorno.



Título: PARA MATAR A FOME: UMA ANÁLISE DO COZINHAR TÉCNICO E O COZINHAR POIÉTICO NO SERIDÓ NORTE-RIOGRANDENSE.

Orientadora:Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisador:Hallysson Nóbrega

Resumo:As práticas culinárias vêm se transformando, justo que são por sua vez, também representações culturais. Contudo, com a demanda de uma alimentação tida como segura, surgem normas técnicas rígidas para a produção dos alimentos, bem como a confecção de materiais destinados a este uso. Surge assim uma forma de cozinhar tecnificada que muitas vezes desconsidera as práticas artesanais de cocção. Assim, o presente trabalho tem por objetivo conhecer e analisar sob a ótica dos estudos de CTS e da Sociologia as práticas técnicas e artesanais de preparação dos alimentos, na região do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, conforme o recorte temporal da vigência da norma técnica brasileira RDC 216/04 - ANVISA. A região do seridó norte-riograndense foi escolhida pelo seu repertório culinário peculiar, que a distingue e constitui a sua própria identidade cultural.



Título: TEAR: A POÉTICA DOS FIOS.

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisadores: Leonardo da Rocha Bezerra de Souza e Maria Renata de Castro Sulino

Resumo: O projeto de pesquisa “Tear: a poética dos fios” é desenvolvido com o objetivo de estabelecer uma relação entre o pensamento dos filósofos Enrique Dussel e Hans Jonas, visando a libertação dos sujeitos em seu modo de produção, partindo do caso das rendeiras de Alcaçuz (Nísia Floresta, RN). Em termos metodológicos, este projeto se debruça sobre duas perspectivas: (1) bibliográfica; (2) estudo de caso. Na primeira, serão estudadas as literaturas específicas de Dussel e Jonas, bem como as bibliografias correlatas tanto aos pensadores chave, como às áreas abarcadas no escopo desta pesquisa, entre eles: Paulo Freire, Martin Heidegger, André Gorz, Zygmunt Baumam, Lopez Cerezo, Angela Miranda, Michel Foucault, Karl Marx, Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire. Na segunda perspectiva (o estudo de caso), a meta é a consolidação do contato com a comunidade preterida, para então ser realizado um estudo in loco. Por fim, este projeto pretende contribuir para libertação dos sujeitos em relação à forma instrumental e utilitária à qual foram submetidos historicamente, mais precisamente na sua forma de produção material. Como também, e não menos importante, esta pesquisa visa contribuir para formação de políticas públicas e a defesa de grupos de culturas tradicionais.



Título: A TECNOLOGIA COMO REPRODUÇÃO DO CAPITAL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DE MARX.

Orientadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Pesquisadora: Margareth Lira

Resumo: Este estudo procura compreender em que sentido a tecnologia é uma mediação necessária dentro do sistema capitalista e como superar esse processo. Para tanto, um retorno aos escritos de Marx, principalmente o seu primeiro volume do Capital, e seus escritos intitulados Cadernos Tecnológicos (Los Grundrisse), são de grande relevância para responder tal questionamento. Também serão de grande relevância a leitura e os comentários de Dussel (1984) e Ellul (1968). Já é sabido que a dimensão econômica da tecnologia defendida por Marx e inserida no âmbito das relações de produção ocupa um papel preponderante na constituição do modelo societário que vivemos hoje. Tendo em vista esse aspecto, em um segundo momento, este trabalho buscará relacionar tal teoria com a Educação e as Tecnologias de Inclusão Social com a finalidade de trazer alternativas para a sociedade que possam acarretar no processo de superação da tecnologia enquanto mediação necessária do capitalismo.



Título: A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Coordenadora: Profª. Drª. Angela Luzia Miranda

Resumo: Que princípios éticos ou que referencial e modelo de ética devem garantir a prática democrática e participativa nas políticas científicas e tecnológicas, de modo a nortear uma dimensão axiológica da tecnociência que possa respeitar a autonomia de povos e culturas e o desenvolvimento sustentável para futuras gerações? Esta pergunta é a base do desenvolvimento deste projeto de Iniciação Científica, cujo principal objetivo é analisar e avaliar a aplicabilidade do princípio ético da responsabilidade nas políticas em ciência e tecnologia. Trata-se de propor um modelo de ética que seja capaz de garantir o processo democrático e autônomo da comunidade local, considerando a participação pública na implementação e avaliação de políticas científicas e tecnológicas. No entanto, mais que uma pesquisa de caráter teórico, esta pesquisa também possui uma dimensão prática e pragmática, na medida em que objetiva coletar dados a partir da inserção dos alunos pesquisadores em órgão públicos de setores estratégicos do desenvolvimento local e regional, identificando suas práticas científicas e tecnológicas. Trata-se, ademais, de uma pesquisa cujo resultado deve contribuir para o diálogo entre a universidade e a sociedade, entre o aluno pesquisador e comunidade, no sentido de propor alternativas que garantam a aplicação de um modelo de ética capaz de nortear a prática científica e tecnológica.